Fala galera!
Vamos começar a trazer aqui no blog roteiros e dicas de viagens de locais que já passamos nessa nossa história viajante e a primeira cidade está em nossos corações: BUDAPESTE!
Pra quem não sabe, eu (Paulo) tive a minha primeira experiência internacional lá em 2014, pelo extinto 🙁 programa Ciência sem Fronteiras, pelo qual passei 13 meses vivendo no interior de Hungria, numa cidadezinha chamada Eger (vai ter mais sobre Eger aqui no blog, hein?). Por isso, resolvi falar sobre a capital húngara, junção de Buda e Peste, lugar de língua curiosa, arquitetura inigualável, comida maravilhosa e ótimo custo-benefício para brasileiros!
Vou trazer para vocês roteiros de 2, 3 e 4 dias nessa cidade que vai te tirar o fôlego a cada vez que você estiver andando pela Oktogon, passeando às margens do Danúbio ou desfrutando da vida noturna que a cidade oferece.
Dicas e Informações Úteis
- População: Budapeste tem uma população de 1.779.361 (nona maior cidade da União Europeia), com gente de todo o canto e cultura.
- Clima: Faz bastaaaante frio em Budapeste nos meses do inverno, principalmente Janeiro, com temperatura mínima média de -2,7ºC! Indicamos então as visitas entre Março e Maio ou Setembro a Novembro, onde você não vai passar um frio mortal nem um calor infernal hehe.
- Transporte: Andar por Budapeste é fácil e prático. O sistema de transporte público é ótimo, com metrô, bondes e ônibus. Se você for utilizar bastante o transporte público, vale comprar os bilhetes diários ou até semanais, mas, sinceramente, dá pra fazer muuuuita coisa andando na parte central de Budapest. Táxis também são uma boa, mas use apps confiáveis como o Bolt.
Dica de ouro: Caso chegue ou saia da cidade via aeroporto (na cidade só há um, o Budapest Ferenc Liszt), avalie pegar o Ônibus que te leva diretamente para o centro da cidade que custa 1500 HUF (atualmente R$ 21,80). Caso esteja em 2 ou mais pessoas, avalie o preço de táxis ou o Bolt (uma espécie de Uber). - Moeda Local: Por falar em “HUF”, o Forint Húngaro, nos tempos de ouro do nosso câmbio (quando eu morava lá) era facinho fazer a conversão para o Real, era só tirar 2 zeros (100 HUF viravam 1 BRL), mas a matemática foi se complicando com a desvalorização na nossa moeda kkkrying. Uma forma que utilizei na nossa última viagem ao país húngaro (abr/2024) foi de tirar 2 zeros e multiplicar por 1,5 (100 HUF viram 1 BRL pra virar depois 1,5 BRL). Não é o valor exato, mas tá bem aproximado pra você fazer suas continhas na rua sem se perder ou ser roubado.
Ah, muuuuuitos lugares aceitam cartão, praticamente todos que passamos, mas sempre é bom ter um pouco de dinheiro para mercados e lojinhas.
Nós utilizamos o cartão Wise durante toda a viagem e não tivemos problema algum! Além de ser bastante seguro, a cotação fica muito melhor na hora de você realizar o câmbio, uma vez que paga dólar comercial e não tem o IOF exorbitante dos cartões de crédito.
Nesse link você ainda consegue taxa zero nos primeiros R$ 3.000 que você converter! - Idioma: O húngaro é o idioma oficial. O inglês é bem compreendido nas áreas turísticas, mas não custa nada você aprender algumas poucas palavras para chegar nos locais sendo bem atendido e educado também, então aqui vão algumas bem úteis:
– Jó napot (iô napot): bom dia!
– Jó estét (iô estêt): boa noite (similar ao good evening).
– Viszlát (Vislát – aqui o s é sem chiado, viu cariocas? kkk): tchau.
– Köszi ou Köszönöm (Côssi ou Côssônôm): obrigado.
– Egészségedre (éguêshêguédré): saúde! Essa aqui é só pra quem quer se esforçar muito haha!
Roteiro de 2 Dias
Dia 1: Explorando o Lado de Buda
Como muitos já sabem, Budapeste é uma cidade fundada da união de outras duas, Buda e Peste, separadas pelo rio Danúbio. Vamos começar nosso roteiro pelo lado das colinas e castelos, Buda!
Manhã:
- Castelo de Buda: Comece o dia no Castelo de Buda. Existem duas opções para subir no castelo, mas ambas envolvem ir até a Praça Clark Ádám. Você pode subi a escadaria à pé ou pegar o bondinho para subir e curtir a vista incrível do Danúbio. Explore o complexo do castelo, que tem o Museu de História de Budapeste e a Galeria Nacional Húngara.
- Igreja de Matias: Pertinho do castelo, vá até a Igreja de Matias, famosa pelo telhado colorido e interior deslumbrante. O Museu da Igreja vale a visita!
- Bastião dos Pescadores: Esse é, pra mim, o lugar mais bonito de Budapeste! Não é à toa que, de todas as vezes que fui lá, apenas uma não tinha gente fazendo ensaio de fotos para casamento. Fica pertinho do Castelo de Buda e Igreja de Matias. Você terá uma vista panorâmica do lado de Peste, a vista do Parlamento é de tirar o fôlego!
Tarde:
- Banhos Termais de Gellért: Bem pertinho dali tem os Banhos Termais de Gellért, uma das casas de banho mais famosas da cidade. Aproveite as águas termais e a linda arquitetura art nouveau.
- Gellérthegyi Barlang: Uma incrível igreja construída em uma caverna que foi usada como refúgio de perseguidos nas guerras durante muito tempo, é uma construção única no mundo que vale muito à pena e fica em frente ao banhos termais de Gellért, a visita vale muito à pena e aconselho pegar o áudio-guia.
Noite:
- Szimpla Kert: Termine o dia em um complexo de bares construído em uma ruína! Já foi o maior bar em ruína do mundo e um ponto turístico que você não pode perder! (Não se esqueça: Egeszségédre!). A cerveja aqui não é das mais baratas, afinal é bem turístico, mas vale demais pelo ambiente e pra tirar umas fotos bem legais! Perto do Szimpla também tem diversas opções de comida e lazer, então dê uma volta por ali!
Dia 2: Explorando o Lado de Pest
Vamos agora conhecer o lado mais moderno da cidade, o lado de Peste, que apesar de mais moderno, possui diversas construções históricas também.
Manhã:
- Parlamento Húngaro: Comece cedo pelo parlamento mais bonito do mundo, o Parlamento Húngaro. Com sua impressionante arquitetura neogótica e possível realizar um tour guiado e aprender sobre a história política da Hungria. Não perca a Coroa de Santo Estêvão!
- Rio Danúbio: Aproveite para passear às margens do Rio Danúbio rumo à próxima atração, passando pelos famosos sapatos à beira do Danúbio e a Ponte Széchenyi Lánchíd.
- Basílica de Santo Estêvão: Não muito distante está a Basílica de Santo Estêvão, a maior igreja de Budapeste. É possível subir na cúpula para uma vista panorâmica da cidade que vai te fazer se apaixonar ainda mais pela cidade. São muito degraus, então se prepare viu?
Tarde:
- Praça dos Heróis e Parque Városliget: após o almoço, visite a monumental Praça dos Heróis, que homenageia figuras importantes da história húngara. Depois, dê um passeio pelo Parque Városliget e visite o Castelo de Vajdahunyad, que abriga o Museu da Agricultura.
Noite:
- Rua Ráci: à noite, anda pelos arredores da Rua Ráci, local com diversas opções gastronômicas e lojas.
Roteiro de 3 Dias
Caso você fique 3 dias, reservamos ainda algumas atrações imperdíveis de Budapeste.
Dia 3: Cultura e Relaxamento
Manhã:
- Museu de Belas Artes: Passe a manhã no Museu de Belas Artes, que tem uma coleção incrível de arte europeia, desde a Idade Média até o século XX. Não perca as obras de El Greco, Velázquez e Goya.
Tarde:
- Ilha Margarida: Passeie pela Ilha Margarida, um oásis verde no meio do Danúbio. Alugue uma bicicleta para explorar a ilha, que tem jardins, fontes e ruínas históricas. Não perca o espetáculo de fontes musicais. É um local ótimo para assistir ao pôr-do-sol!
- Banhos Széchenyi: Outra opção é conhecer outro lugar famoso de águas termais, os Banhos Széchenyi, um dos maiores complexos termais da Europa. Curta as piscinas ao ar livre e cobertas, além de saunas e spas.
Noite:
- Ópera Estatal da Hungria: Termine o dia assistindo a uma performance na Ópera Estatal da Hungria, se houver uma disponível. Se não, faça uma visita guiada para admirar a arquitetura neorrenascentista do prédio. Jante em um restaurante próximo à Avenida Andrássy, como o Klassz Bistro.
Roteiro de 4 Dias
Para um último dia, reservamos a vista mais bonita de Budapeste!
Dia 4: Explorações Extras e Experiências Locais
Manhã:
- Citadella: Faça um passeio até a Citadella de Budapeste! Partindo da estação de Szent Gellért, são cerca de 25 minutos a meia-hora subindo pelo parque Gellért-hegy Jubileumi. Ótimo passeio para quem gosta caminhadas mais desafiadoras com uma ótima recompensa final, a vista mais bonita do ponto mais alto da cidade de Budapeste.
Tarde:
- Museu do Terror: Explore o Museu do Terror para uma compreensão profunda da história sombria da Hungria durante os regimes nazista e comunista. O museu fica na antiga sede da polícia secreta. Possui conteúdo forte para pessoas mais sensíveis.
- Avenida Andrássy: Caminhe pela Avenida Andrássy, uma elegante via cheia de boutiques de luxo e belos edifícios históricos. Visite a Casa da Ópera e a Academia de Música Franz Liszt.
Noite:
- Cruzeiro no Danúbio: Finalize sua visita com um cruzeiro noturno pelo Danúbio. Muitas empresas oferecem cruzeiros com jantar, proporcionando uma vista inesquecível da cidade iluminada e dos monumentos icônicos como o Parlamento e o Castelo de Buda.
Budapeste é uma cidade vibrante e cheia de história, com muito a oferecer em termos de cultura, relaxamento e diversão. Seja você um viajante de dois, três ou quatro dias, este roteiro cobre os principais pontos turísticos e experiências imperdíveis da capital húngara. Aproveite cada momento e deixe-se encantar pela magia de Budapeste!
Quer nos conhecer um pouco mais? Clique aqui!
Nos acompanhe também nas redes sociais:
Instagram
TikTok
Youtube
Caraca!! Super completo, fantástico!!
Adorei o roteiro, vou anotar para a próxima viagem!!!