Roteiro de 1 e 2 dias em Eger, Hungria

Fala galera!
Eger é uma cidade incrível e pouco conhecida pelo Brasileiros. Localizada no interior da Hungria, é conhecida pela rica história de combate ao Império Otomano, uma arquitetura barroca linda, um custo-benefício excelente e muuuuuito vinho (alô, enófilos de plantão!)

Como contei no Roteiro de 2, 3 e 4 dias em Budapeste, em 2014 participei (Paulo) do antigo programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras e vivi durante 13 meses nesta cidade incrível!
Eu queria ter ido a Budapeste, mas por um feliz erro do programa, acabei sendo alocado na Eszterházy Károly Főiskola, em Eger, e acabei tendo um dos melhores anos da minha vida!

Eszterházy Károly Katolikus Egyetem 20/04/2024

Nesse post eu vou trazer a vocês opções de roteiros de 1 e 2 dias, desde um bate-volta de Budapeste à opção de passar uma noite na cidade do meu coração.

Dicas e Informações Úteis

  • População: Eger tem uma população de 53.876 (sendo apenas a 19º em população na Hungria), uma cidade pacata mas também com uma forte comunidade universitária com gente dos quatro cantos do país.
  • Clima: É uma das cidades mais frias da Hungria, por conta da sua altitude (cheguei a pegar -13ºC com sensação de -21ºC durante o inverno 🥶), mas possui temperatura agradável no outono e primavera, com verões quentes.
  • Transporte: Faça tudo à pé! A cidade não é muito grande e dá pra fazer a maioria das coisas à pé, talvez salvo pelo Szépasszonyvölgy (Vale da Moça Bonita em tradução livre), a região das adegas de vinho, mas o Taxi tem um preço bem em conta na cidade (use o app City Taxi Eger, não há Uber na cidade).
    Dica de ouro: Você pode chegar à cidade através de Budapeste por Ônibus (na estação do Púskas Ferenc Stadion) ou de Trem (na estacão Keleti Pályaudvar) e você vai gastar cerca de R$ 40,00 por trecho, mas eu recomendo o Trem tanto pelo conforto quanto pelas vistas lindas que você vai ter.
  • Moeda Local: Como já falamos no post sobre Budapeste, a moeda da Hungria é o “HUF”, o Forint Húngaro. No momento dessa postagem, o câmbio está em 100 HUF = 1,50 BRL (jul/2024), então a tática pra não se confundir é de de tirar 2 zeros e multiplicar por 1,5 (100 HUF viram 1 BRL pra virar depois 1,5 BRL). Pode não é o valor exato, mas tá bem aproximado pra você fazer suas continhas na rua sem se perder ou te passarem a perna.
    Ah, muuuuuitos lugares aceitam cartão, praticamente todos que passamos, mas sempre é bom ter um pouco de dinheiro para mercados e lojinhas.
    Nós utilizamos o cartão Wise durante toda a viagem e não tivemos problema algum! Além de ser bastante seguro, a cotação fica muito melhor na hora de você realizar o câmbio, uma vez que paga dólar comercial e não tem o IOF exorbitante dos cartões de crédito.
    Nesse link você ainda consegue taxa zero nos primeiros R$ 3.000 que você converter!
  • Idioma: O húngaro é o idioma oficial. O inglês é bem compreendido nas áreas turísticas, mas como toda cidade pequena, muitas pessoas não vão saber o inglês, então não custa nada você aprender algumas poucas palavras para chegar nos locais sendo bem atendido e educado também, então aqui vão algumas bem úteis:
    Jó napot (iô napot): bom dia!
    Jó estét (iô estêt): boa noite (similar ao good evening).
    Viszlát (Vislát – aqui o s é sem chiado, viu cariocas? kkk): tchau.
    Köszi ou Köszönöm (Côssi ou Côssônôm): obrigado.
    Egészségedre (éguêshêguédré): saúde! Essa aqui é só pra quem quer se esforçar muito haha!
Vista de Eger a partir do Castelo.

Roteiro de 1 Dia

Dia 1: História de Eger

Concentrei no primeiro dia os principais pontos históricos e turísticos de Eger para aqueles que decidirem dar um bate-volta na cidade!

Manhã:

  • Castelo de Eger: Comece seu dia explorando o Castelo de Eger. Este castelo medieval é famoso pela heroica defesa contra os turcos em 1552, com uma participação especial das mulheres, como é possível ver na arte da grande placa de aço na entrada do Castelo. Visite o Museu do Castelo para aprender mais sobre essa história fascinante. Aproveite também para tirar várias fotos com a vista da cidade ao fundo, ficam lindas e será possível ver as inúmeras igrejas que a cidade contém.
  • Minarete de Eger: Próximo ao castelo estão o Minarete de Eger, um dos minaretes turcos mais setentrionais da Europa. Suba os 97 degraus e aprecie a a vista incrível do topo!
    PS: não aconselho a pessoas que tenham algum nível de claustrofobia a subir, pois é bem apertado.
  • Almoço na Dobó István Ter: No caminho para as próximas atrações, você irá passar por diversos restaurantes tradicionais na Dobó Square, aproveite para comer um delicioso Gulyás!
    Outro restaurante que gosto muito e é uma opção pra quem tem um pouco mais de orçamento, próximo à entrada do Castelo e citado no Guia Michelin é o Macok Bistro.

Tarde:

  • Rua Széchenyi: Passeie pela Rua Széchenyi, a principal rua comercial de Eger, repleta de lojas, cafés e restaurantes. Você pode tomar aquele sorvetinho pós almoço e comprar algumas lembrancinhas!
  • Basílica de Eger: Depois, caminhe até a Basílica de Eger, a segunda maior igreja da Hungria. A arquitetura neoclássica e os interiores impressionantes valem a visita. É sem dúvida uma das igrejas mais lindas que já vi na vida e pode ser vista de todos os cantos da cidade.
  • Liceu de Eger (EKKE): Termine a tarde visitando o Liceu da Eszterházy Károly Katolikus Egyetem (EKKE), um impressionante edifício barroco que abriga a Biblioteca Archiepiscopal. Não perca a chance de subir à torre para admirar o panorama da cidade. A depender da época do ano, dá pra pegar um lindo pôr-do-sol!
Basílica de Eger.

Noite:

  • Vale da Mulher Bonita (Szépasszonyvölgy): Termine o dia no Vale da Mulher Bonita, uma área famosa pelas adegas de vinho. Faça uma degustação de vinhos e experimente o famoso vinho tinto Egri Bikavér (Sangue de Touro de Eger). Aproveite o ambiente aconchegante das adegas e a hospitalidade local.

Dia 2: Aproveitando o dia para relaxar

Aproveite o segundo dia para relaxar e conhecer um pouco mais a fundo a cultura húngara.

Manhã:

  • Termas de Eger: Tire a manhã para relaxar nas Termas de Eger, um complexo termal que oferece várias piscinas e saunas. É o lugar perfeito para descansar e recarregar as energias. Indico bastante a Termalfurdo.

Tarde:

  • Museu Dobó István: Visite o Museu Dobó István, localizado no Castelo de Eger. O museu oferece exposições sobre a história da cidade e a famosa batalha contra os turcos.
  • Gárdonyi Géza Emlékmúzeum: Termine o dia visitando o museu do Gárdonyi Géza, um famoso músico e poeta de Eger, que escreveu sobre as batalhas contra os Otomanos.

Noite:

  • Bíboros: Aproveite o fim de tarde e a noite para conhecer o Bíboros, um famoso pub da cidade que tem cerveja boa e barata!
Macok Bistro.

Eger é uma cidade encantadora com muito a oferecer, mesmo em uma visita curta. Com este roteiro, você poderá explorar os principais pontos turísticos, aprender sobre a rica história da cidade e degustar alguns dos melhores vinhos da Hungria. Aproveite cada momento e deixe-se encantar por Eger!

Quer nos conhecer um pouco mais? Clique aqui!
Nos acompanhe também nas redes sociais:
Instagram
TikTok
Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima